Buscar
  • Dietas Diaria

Benefícios da Canela Para a Saúde

Atualizado: Mai 26

A canela pode ser usada como planta medicinal porque possui propriedades que melhoram a saúde do indivíduo.


Os principais benefícios da canela incluem:

1. Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;

2. Melhorar transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;

3. Combater as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;

4. Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress;

5. Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes;

6. Ajuda na digestão, principalmente quando misturada ao mel porque o mel tem enzimas que facilitam a digestão e a canela efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;

7. Diminuir o risco de câncer por conter uma elevada quantidade de antioxidantes que eliminam os metabolitos e os radicais livres responsáveis por vários tipos de doença no corpo;

8. Diminui o apetite pois é rica em fibras;

9. Reduz o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;

10. Melhora o contato íntimo porque é afrodisíaco e melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer, o que também favorece o contato sexual.


A canela pode ser utilizada de diversas maneiras, uma delas é polvilhar a canela em pó sobre sobremesas, cremes, mousses e mingau tendo assim todos os benefícios da canela em pó. Uma outra forma de consumir a canela é em forma de chá. Confira a receita do Chá de gengibre e canela para tosse.


Informação nutricional da canela



Para ter todos os benefícios da canela para saúde basta o consumo de 1 colher de café de canela em pó por dia.


Propriedades medicinais da canela

A canela tem ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antioxidante, ela ainda estimula as defesas do corpo, tendo ação antiespasmódica, anestesia e probiótica. Por isso, a canela é boa para melhorar a circulação, reduzir o colesterol, aumentar a resistência ao stress, melhora a ação da insulina, melhora a energia mental, a concentração e a motivação pessoal. Também é boa para secar o catarro, é rica em magnésio e controla a dor e a rigidez muscular.


Como usar a canela na alimentação

As partes utilizadas da canela são a sua casca, encontrada nos supermercados em forma de pau de canela, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Uma forma popular de aproveitar os benefícios da canela é usar como tempero em carne, peixe, frango e até tofu. Para isso basta moer, 2 estrelas de anis, 1 colher de chá de pimenta, 1 colher de chá de sal grosso e 2 colheres de chá de canela. Guarde o tempero na geladeira e ele fica pronto a usar em qualquer ocasião.

Polvilhar 1 colher de chá de canela em pó na salada de frutas ou na mingau de aveia são ótimas estratégias para ajudar a regular naturalmente a glicose no sangue, sendo útil no controle da diabetes e para emagrecer. Veja como fazer a dieta da canela para perder até 4 kg por mês.


Como fazer o chá de canela

Outra forma bem popular de usar a canela é fazer chá, que além de muito aromático, traz todos os benefícios da canela para a saúde.

Ingredientes

· 1 pau de canela;

· 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar o pau de canela na xícara com a água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois retirar o pau de canela e consumir até 3 xícaras por dia, antes das refeições.

Caso o sabor do chá seja muito intenso, é possível deixar menos tempo o pau de canela dentro da água, entre 5 a 10 minutos, ou adicionar algumas gotas de limão ou uma fatia fina de gengibre, por exemplo.


Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

A canela é um ingrediente relativamente seguro e, por isso, os efeitos colaterais são raros. No entanto, se consumida em excesso, a canela pode causar alguma irritação no interior da boca e lábios. Além disso, algumas pessoas parecem ser mais sensíveis à canela, podendo desenvolver reações alérgicas.

Devido à sua composição em cumarinas, a canela, em grandes quantidades, pode ser tóxica para pessoas com problemas no fígado.

Por fim, por ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, a canela só deve ser usada em diabéticos sob orientação do médico, especialmente se estiverem sendo utilizados antidiabéticos ou insulina, já que existe o risco de hipoglicemia.


Referencia


TUA SAÚDE. 10 benefícios da canela para a saúde. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/beneficios-da-canela/> Acessado: 22 de maio 2020

@dietas_diaria_


#dietas_diaria_ #dietas #boavidacomsaude #canela #benefíciosdacanela

0 visualização

Siga-me

  • Instagram - Black Circle

Ligue

Tel: (71) 99229-5145 

  • sattaet