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Benefícios da Uva

As uvas são frutas ricas em antioxidantes e água, especialmente na sua casca, que trazem benefícios para a saúde como prevenir câncer, evitar a fadiga muscular e melhorar o funcionamento do intestino. Cada variação de uva traz propriedades específicas, e têm-se um maior benefício ao se variar o consumo de uvas verdes e roxas.



Uvas Roxas


As uvas roxas são especiais principalmente por serem a maior fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante que está presente em grandes quantidades na sua casca. Ela traz benefícios como:

  1. Prevenir câncer, por ser rica em resveratrol e compostos fenólicos, antioxidantes que mantêm o desenvolvimento adequado das células;

  2. Prevenir doenças cardiovasculares: seus componentes antocianinas, taninos e flavonoides ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a evitar o aparecimento de aterosclerose;

  3. Melhorar o intestino: especialmente quando consumidas com cascas e sementes, o que aumenta o seu teor de fibras;

  4. Prevenir anemia: por ser rica em ácido fólico.



Uvas Verdes


As uvas verdes são mais fáceis de plantar e seus frutos estão presentes praticamente durante todo o ano, trazendo benefícios como:

  1. Melhorar a circulação, por ser rica em minerais como ferro e potássio, que aumentam a oxigenação das células;

  2. Prevenir câncer, pois também são ricas em antioxidantes como catequinas e vitamina C;

  3. Controlar a glicemia, pois contém menos açúcar que as uvas roxas e é rica em vitamina B1, importante para o processamento de carboidratos no organismo;

  4. Manter a saúde dos ossos, por ser rica em vitamina K e B1, importantes para aumentar a fixação de cálcio na massa óssea.

É importante lembrar que os sucos de uva, especialmente os integrais, possuem uma alta concentração do açúcar dessa fruta e baixa quantidade de fibras, o que favorece o descontrole da diabetes e o aumento do peso.


Composição Nutricional das Uvas


A tabela a seguir mostra a composição nutricional para 100 g das duas variedade de uvas e 100 ml do suco integral:


Nutriente Uva Itália (verde) Uva Rubi (roxa) Suco integral

Energia 53kcal 49kcal 88kcal

Carboidrato 13,6 g 12,7 g 14,5 g

Proteína 0,7 g 0,6 g 0,3 g

Gordura 0,2 g 0,2 g 0 g

Fibras 0,9 g 0,9 g 0 g

Vitamina C 3,3 mg 1,9 mg 0 g

Vitamina B 10 g 0,02 mg 0 g

Fósforo 12 mg 23 mg 0 g


Referencia


TUASAUDE. Benefícios da Uva Disponivel em <https://www.tuasaude.com/beneficios-da-uva/> Acessado em: 20 agosto 2020


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