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Café e os seus benefícios

Os benefícios comprovados do café justificam a sua inclusão no grupo dos alimentos funcionais, não só pela cafeína mas por outros compostos presentes no café. A sua composição química abrange cerca de 2000 substâncias presentes na sua constituição, que além de cafeína contém micronutrientes: vitaminas, principalmente do complexo B (niacina), e sais minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio, entre outros de menor expressão. O grão do café possui também compostos nitrogenados, lípidos, hidratos de carbono (principalmente polissacáridos), e polifenóis, dos quais se destaca o ácido clorogénico, com elevado poder antioxidante.

Benefícios e recomendações do café


Recomendações e Ganhos em Saúde


Grande parte dos estudos descreve a relação da saúde com a cafeína com base no café, dificultando a distinção entre os efeitos da cafeína no café e numa bebida em geral. De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), a ingestão de 300 mg de cafeína por dia (equivalente a três chávenas de 150 ml de café expresso) não representa risco para a saúde de adultos adeptos de hábitos de vida saudáveis. No entanto, existem alguns grupos em que se deve evitar um consumo excessivo de cafeína: indivíduos hipertensos, idosos, grávidas, lactantes ou mulheres que planeiem engravidar. Para estas pessoas, o café descafeinado pode ser uma solução. Deve-se ainda ter em atenção que a ingestão excessiva de cafeína pode causar vários sintomas desagradáveis, como irritabilidade, dores de cabeça, insônia, diarreia e palpitações.


Peso corporal


Vários estudos em humanos sugerem que o consumo de café induz a perda de peso por aumento da termogénese, uma vez que se verifica um aumento do gasto energético após a ingestão de cafeína ou café. Existem evidências de que esse aumento é dependente da quantidade de cafeína ingerida, tendo sido estimado que a ingestão média de 6 chávenas de café diárias causa um aumento no consumo diário de energia de aproximadamente 100 kcal. A cafeína parece ser o composto químico responsável pelo efeito termogénico do café, uma vez que este não foi verificado após a ingestão de descafeinado.

Diversos estudos em humanos verificaram também um aumento da lipólise após a ingestão de cafeína, ou café. Mais uma vez, não se observou um aumento significativo da lipólise após a ingestão de descafeinado. Adicionalmente, alguns estudos mostram que o efeito termogénico, e lipolítico da cafeina é mais pronunciado em indivíduos não obesos do que em obesos.


Diabetes Mellitus Tipo 2


Está comprovado cientificamente que o consumo de café, sem adição de açúcar ou adoçante, tem um valor calórico praticamente nulo, pelo que não se associa ao desenvolvimento de obesidade, e consequentemente à diabetes Mellitus tipo 2. Aliás, o consumo moderado de café tem efeito benéfico na glicémia e na insulinémia em indivíduos com diabetes Mellitus tipo 2, especificamente após as refeições. Estes fenómenos encontram explicação no aumento da sensibilidade à insulina, na melhoria da função das células, na diminuição da absorção intestinal à glicose, na libertação de catecolaminas (hormonas libertadas em situações de stress) com aumento do metabolismo das gorduras. AEuropeanFood Safety Authority(EFSA) afirma que estes processos fisiológicos são consequência de compostos presentes no café, o ácido clorogénico, os quinídeos e a trigonelina, e da sua capacidade antioxidante. Contudo, os mecanismos envolvidos ainda estão por ser esclarecidos e devidamente comprovados.


Saúde Intestinal


Segundo um estudo desenvolvido pela Nestlé Research Center, o consumo moderado de café pode provocar o aumento de algumas bactérias intestinais benéficas para a saúde. Esta conclusão foi verificada através da análise de fezes recolhidas antes e depois do consumo de café, em que o número de Bifidobacterium spp. aumentou em indivíduos que anteriormente apresentaram uma quantidade menor destas bactérias, e a actividade metabólica destas cresceu após o consumo de café durante três semanas. Actualmente, não são conhecidos os mecanismos e os compostos do café responsáveis por este fenómeno. No entanto, o café possui na sua constituição polissacáridos que são metabolizados na flora intestinal, bem como o ácido clorogénico, sugerindo um efeito bifidogénico.


Exercício Físico


Considera-se que a cafeína melhora o desempenho, o tempo de reacção, e o processamento mental e visual, pré-requisitos da prática de qualquer modalidade desportiva. Segundo a Autoridade Antidopagem de Portugal, a cafeína é uma substância ergogénica que não é proibida em momentos de competição.

Até à data, os efeitos ergogénicos da cafeína deviam-se à sua capacidade em mobilizar os ácidos gordos livres utilizados como substrato energético pelo músculo, permitindo uma poupança do glicogénio muscular. Contudo, outros mecanismos fisiológicos têm sido estudados: a cafeína pode afectar a resistência e o desempenho pelo aumento da produção de adrenalina, que estimula a produção de energia e aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e coração. A cafeína pode modular a fadiga, bem como a percepção da dor. Os efeitos da cafeína foram verificados em aerobiose e anaerobiose e apontam na mesma direção: numa via antagonista da adenosina, que aumenta a produção de adrenalina. Estudos realizados com atletas em ambientes quentes e frios mostraram que, independentemente da temperatura ambiente, o consumo de cafeína contribui para uma melhor performance. Embora na temperatura elevada haja um aumento da percepção de dor muscular, em comparação com ambientes de temperatura mais reduzida, a ingestão de cafeína reduz a sensação desta dor.


Referencia


SCIELO. Benefícios do café na saúde: mito ou realidade? Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422009000800031&lng=pt&nrm=iso> Acessado: 26 maio 2020


SCIELO. A Saúde numa Chávena de Café Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-72302012000400005> Acessado em: 26 maio 2020


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