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Castanhas e Nozes e os seus Benefícios

Atualizado: Jul 8

As castanhas e nozes, de maneira geral, são ricas fontes de ácidos graxos insaturados, proteínas, fibras, micronutrientes, vitaminas e compostos bioativos. Elas podem retardar o processo de envelhecimento, estimular o sistema imunológico e proteger contra doenças cardíacas e certos tipos de câncer.


Uma dieta modificada, com consumo de grande variedade de alimentos de origem vegetal, incluindo castanhas e nozes, otimiza o estado geral de saúde e auxilia no menor risco de doenças crônicas.


Estas oleaginosas são utilizadas normalmente apenas como aperitivo, em saladas ou em sobremesas. Em algumas partes do mundo onde a carne é proibida, são consideradas como alimento primordial como nos tempos antigos.


Castanhas e Nozes


As castanhas e nozes são sementes riquíssimas em nutrientes, entre eles os ácidos graxos essenciais, que não podem ser sintetizados pelo homem. Representadas pelas nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, entre outras, são bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico, porém, podem trazer também diversos benefícios para a saúde.


O grupo das castanhas e nozes é isento de colesterol e rico em nutrientes importantes. Contém macronutrientes (lipídios, proteínas e carboidratos), micronutrientes (vitaminas e minerais, como vitamina E, selênio, manganês, magnésio, zinco, ácido fólico e cobre) além de ácidos graxos essenciais, fosfolipídios, tocoferóis, fitosteróis, e fitoquímicos (ácidos fenólicos, carotenoides, flavonoides). Desta forma, as oleaginosas são consideradas como alimento naturalmente funcional, promovendo a saúde.


Suas amêndoas são excelentes fontes nutritivas apresentando composição química média em 100 g da fruta de: 18,6 g de proteínas; 254 mg de cálcio; 475 mg de fósforo; 4,4 mg de ferro e 0,67 mg de vitamina B2 . Além disso, as amêndoas são ricas em proteínas e em gordura. Elas contêm, ainda, quantidades razoáveis de tiamina, riboflavina e niacina, e representam boas fontes de ferro e fósforo.


Tipos de Castanhas e Nozes e os seus Benefícios

Castanha do Brasil tem pesquisa focada na presença de selênio, devido à ação antioxidante nos processos metabólicos. A atuação do selênio está relacionada com a enzima glutationa-peroxidase, dependente do Se, no que se refere à formação de radicais livres no organismo, proteção contra a ação nociva de metais pesados, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e aumento da resistência do sistema imunológico. O óleo típico apresenta 13,8% de ácido palmítico, 8,7% de ácido esteárico, 31,4% de ácido oleico e 45,2% de ácido linoleico, além de pequenas quantidades dos ácidos mirístico e palmitoleico.

Castanhas Portuguesa são atualmente utilizadas em pediatria para o tratamento de gastroenterite e como fonte de dieta isenta de glúten em casos de doença celíaca, além do mais, essas castanhas são boa fonte de ácidos graxos essenciais.

Sapucaia é rica em fósforo e o perfil de ácido graxo do óleo desta castanha indica predominância de ácido graxo essencial linoleico. Contudo, ainda existem poucos dados científicos na literatura sobre os aspectos físico-químicos do fruto e da amêndoa e do valor nutricional das amêndoas dessa espécie.

Nozes Pecã possuem elevado valor nutricional em proteínas, vitaminas, carboidratos e lipídios. Eles são antioxidantes ricos em fibras e contém sódio livre. O consumo, mesmo que em pequenas quantidades, diariamente, pode evitar até 65% do risco de doenças do coração, diminui o mau-colesterol, melhora o funcionamento intestinal, cerebral, pulmonar, entre outros. Estudos têm demonstrado que o consumo de noz Pecã pode melhorar o perfil lipídico humano e reduzir os níveis de lipoproteínas por conter alto teor de ácidos graxos monoinsaturados, além de vitamina E.

Nozes Comuns estão recebendo interesse crescente como alimento saudável, pois seu consumo regular foi relatado para diminuir o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo II. Os benefícios das nozes na saúde são geralmente atribuídos à sua composição química. As nozes são boa fonte de ácidos graxos essenciais, vitamina E, tocoferóis e fitoesteróis. Na composição do óleo das nozes o ácido linoleico é o principal ácido graxo com a 64%, seguido por oleico (13-22%), linolênico (10-16%), palmítico (5-8%) e esteárico (1-3%). Devido ao seu alto teor de PUFA tem sido sugerido para reduzir o risco de doença cardíaca, diminuindo LDL e colesterol total e aumento de HDL. As nozes têm ainda outros componentes que podem ser benéficos para a saúde, incluindo proteínas vegetais, fibra alimentar, melatonina, esteróis vegetais, folato, taninos e polifenóis.


De modo geral


Os benefícios de dietas ricas em castanhas e nozes incluem: boa fonte de ácidos graxos essenciais; propriedades antiarrítmicas através da alta ingestão de ácido linolênico; benefício na homeostase da glucose e insulina via MUFA e PUFA; atividades antioxidantes; redução da iniciação e aumento de tumores; regulação da diferenciação e proliferação celular; reparo de danos ao DNA; regulação da atividade imunológica e resposta inflamatória; indução de enzimas metabólicas; regulação de hormônios através de fitoestrógeno; alta fonte de nutrientes como ácido fólico, selênio, magnésio, potássio, fibras e vitamina E. Estudos relatam também que pessoas com ingestão diária de castanhas e nozes tendem a perder peso, reduzem risco de câncer de cólon retal e doenças cardiovasculares com diminuição do colesterol.



Referencia


REVISTA. Compostos Bioativos Benéficos Presentes em Castanhas e Nozes Disponível em: <revista.pgsskroton.com> Acessado em: 30 de junho 2020





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