Buscar
  • Dietas Diaria

Chá de camomila e os seus benefícios

A flor da camomila, quando imersa em água quente para preparar o chá, libera óleos essenciais com propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, fazendo com que a bebida possa ajudar pessoas agitadas, quem têm cólicas e inchaço, além de ser boa para pele.

Principais nutrientes da camomila


Erva camomila (100 g)

Calorias 1 kcal

Proteínas 0 g

Gorduras totais 0 g

Carboidratos 0,2 g

Cálcio 2 mg

Ferro 0,08 mg

Magnésio 1 mg

Potássio 9 mg

Sódio 1 mg

Zinco 0,04 mg

Tiamina (Vitamina B1) 0,01 mg

Riboflavina (Vitamina B2) 0,004 mg

Ácido fólico (Vitamina B9) 1 DFE

Vitamina A 20 UI

Vitamina D 0 mcg

Vitamina E 0 mg

Vitamina K 0 mcg


Benefícios do chá de camomila


Ajuda a acalmar


O chá de camomila contribui para a diminuição da ansiedade e a ter uma boa noite de sono. Isso porque a planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir. Além disso, o flavonoide apigenina, também presente, liga-se a receptores GABA-A cerebrais de maneira semelhante aos benzodiazepínicos (remédios ranquilizantes), reduzindo a ansiedade.


Reduz cólicas


Por sua atividade antiespasmódica, ou seja, que ajuda a reduzir a contração involuntária dos músculos, o chá de camomila pode ajudar a reduzir as cólicas intestinais e também os gases.


Diminui o inchaço


A camomila contém camazuleno, um composto químico que auxilia na redução do inchaço. Ela também tem ação benéfica no fígado, ajudando na eliminação de gordura, o que também beneficia pessoas que querem emagrecer - quando aliada à uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos.


Bom para a pele


Ainda não há consenso sobre este benefício do chá de camomila, mas alguns estudos têm mostrado que os óleos essenciais presentes na flor de camomila, liberados durante a preparação do chá, podem ser benéficos quando aplicados diretamente sobre a pele em compressas.

Isso porque eles teriam propriedades anti-inflamatórias, que atuariam contraindo os vasos sanguíneos e ajudando a diminuir a vermelhidão, arroxeado e inchaço da pele, sendo especialmente benéfico para reduzir olheiras.


Ação anti-inflamatória


A ação anti-inflamatória do chá de camomila pode ser benéfica em diversos problemas, entre eles as artrites e outras doenças reumáticas. Converse com o seu médico para saber se o chá pode ajudar no seu caso.


Quantidade recomendada de camomila


A orientação é consumir entre três e doze gramas da planta da camomila seca, sendo que para preparar uma xícara de 200 ml de chá de camomila pode-se utilizar uma colher de sobremesa da planta seca. Também é recomendado que não se ultrapasse o consumo de duas ou três xícaras de chá de camomila por dia.


Cuidados específicos


Chá de camomila: contraindicações


O chá de camomilanão é indicado para gestantespor existir a possibilidade de elevar o risco de aborto. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes também devem evitar o consumo da bebida.


Riscos do consumo excessivo


O excesso de chá de camomila pode causar sedação, hipotensão, diarreia, insônia, excitação nervosa, náusea e vômitos.





Referencia


MINHAVIDA. Benefícios do chá de camomila: bebida tem ação calmante Disponivel em: <https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/22709-cha-de-camomila > Acessado: 25 junho de 2020




@dietas_diaria_

#dietas_diaria_ #dietas #benefíciosdacamomila

0 visualização

Siga-me

  • Instagram - Black Circle

Ligue

Tel: (71) 99229-5145 

  • sattaet