Buscar
  • Dietas Diaria

Compulsão alimentar

A Compulsão Alimentar é uma Perturbação do Comportamento Alimentar, conhecida por ser uma forma de compensação rápida e alívio de outros sintomas que não a fome.


O indivíduo sente perda de controlo durante o episódio compulsivo ingerindo mais calorias do que o seu corpo consegue trabalhar e o peso aumenta, resultando num descontentamento com a sua imagem corporal, mas também com o seu auto-controlo.


Daí advêm outras complicações cardiovasculares e respiratórias, mas também perturbações do foro psicológico como a Depressão, a Ansiedade ou o abuso de Substâncias. É considerada por isso uma doença psiquiátrica debilitante causada por um distúrbio nos hábitos alimentares ou no controlo da massa corporal que resulta em danos físicos ou psicossociais e que tem por isso mesmo vindo a ser objeto de estudo em todo o mundo, nomeadamente para se encontrarem as funções do cérebro e as questões comportamentais que estarão na origem desta Perturbação para que possam ser criados medicamentos e psicoterapias específicas.

Prevenção

É necessário começar por ensinar às crianças e adolescentes bons hábitos alimentares, explicar-lhes as complicações que advêm para a saúde em geral provenientes das dietas ou de alguns excessos, mas principalmente, o investimento na autoestima destes jovens para não se deixarem afetar pelos padrões de beleza impostos pela sociedade e este investimento passa pelo elogio dos seus sucessos e dos seus esforços, pela atenção positiva e qualidade de tempo dedicado à criança bem como à disponibilidade e valorização prestada à mesma, enaltecendo a importância de expressar as suas emoções e partilhar as suas experiências. Nas escolas foi já implementado o projeto “Heróis da Fruta” que favorece os lanches saudáveis pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).


São realizados rastreios nutricionais, nomeadamente pela APCOI, mas também por algumas farmácias e agrupamentos de Centros de Saúde, assim como são realizadas ações de sensibilização em escolas e há que aproveitar estes recursos que a comunidade oferece para que haja uma reeducação da alimentação saudável, junto da população mais jovem, mas também das famílias, com a consciencialização dos benefícios de comer de forma saudável.


Sintomas

Existem sintomas visíveis como o aumento de peso ou um modo de apresentação diferente com recurso a roupas mais largas, comer mais depressa do que o dito normal ou comerem grandes porções de comida sem fome que o justifique. Mas existem outros comportamentos mais discretos como o evitamento de situações sociais, um humor depressivo ou irritável, comer até se sentir desconfortavelmente cheio, comerem sozinhos para que os outros não vejam o que comem ou as quantidades que comem e ficarem aborrecidos consigo mesmos pela sua falta de controlo (vergonha, culpa…)


Compulsão alimentar

A Compulsão Alimentar é um distúrbio alimentar provocado pela necessidade de comer mesmo quando não se sente fome, facilitando o excesso de peso no indivíduo. É uma perturbação que não depende do género sexual, nem da raça ou extrato social, mas é um facto que acontece maioritariamente em mulheres e em adolescentes.


Os doentes não comem por terem fome, mas pelo efeito reconfortante que a comida lhes promove, numa atitude compulsiva que colmata a ansiedade provocada por uma determinada tarefa, atividade ou situação. No entanto, após o momento de conforto são inundados de uma culpabilidade atroz, pela assunção de não terem autocontrolo o que provoca um forte ataque à autoestima e autoconceito, ora porque não apreciam o seu físico, ora porque não acreditam serem capazes. É no entanto importante referir, que o comportamento se torna patológico pela sua repetição, o que não acontece numa experiência isolada que possa ter um cariz algo mais ansiogénico.


Referencia


PSICOLOGIA. COMPULSÃO ALIMENTAR UM ENCONTRO ENTRE A NUTRIÇÃO E A PSICOLOGIA Disponível em: <https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0961.pdf> Acessado: 02 junho 2020

@dietas_diaria_


#dietas_diaria_ #dietas #boavidacomsaude #compulsãoalimentar

0 visualização

Siga-me

  • Instagram - Black Circle

Ligue

Tel: (71) 99229-5145 

  • sattaet