- Dietas Diaria
ERVA DOCE
Digestiva, diurética, carminativa e expectorante. O infuso das sementes facilita a digestão, alivia flatulência e cólicas intestinais, acalma excitação nervosa e insônia. Age contra a cólica de recém nascidos. As avós recomendavam que as lactantes tomassem em jejum para aumentar o leite.
A erva doce é utilizada na cosmética pelas suas propriedades de remover impurezas, sob forma de sabonetes, suavizando a pele. Tem também efeito antirrugas.
Uso doméstico: Para o cansaço ocular, faça uma decocção com duas col. de sopa de sementes em 250 ml de água e ferva por 3 minutos. Deixe amornar, embeba duas gazes limpas e coloque nas pálpebras.
Uso culinário: Muito utilizada sob forma de sementes para temperar biscoitos, pães e bolos (o de fubá já é tradicional). Vai também as tortas de frutas, maçã assadas, caldas de doces e canapés.
As sementes também temperam e dão aroma às carnes, linguiças na grelha, salames. Suas folhas dão um toque especial às saladas e feijão branco. Os europeus costumam por um galhinho com folha nos picles e conservas. As sementes maceradas lentamente na aguardente fazem o licor anisete. No quentão, tira o gosto ardido do picles, suavizando o sabor.
Aroma terapia: O óleo essencial tem largo emprego nas indústrias alimentícias s de cosmética. No ambiente, a essência atua como aromatizante tranquilizador.
Folhas de Erva - Doce

Sementes da Erva - Doce

Por meio da ingestão de chá:
A melhor maneira de se consumir a Erva-Doce é em forma de chá, tanto as folhas como as sementes se coloca em infusão na água fervente tampa o recipiente desligando o fogo.
Benefícios
- Usada contra cólicas de bebês:
- Melhora de tosses e bronquite por apresentar papel expectorante;
- Melhora problemas digestivos e gases;
- Durante a amamentação o chá de erva doce associado ao consumo de água é um excelente estimulante à produção de leite;
- No período de finalizar a amamentação materna noturna, o ideal é trocar a mamada pelo chá de erva doce, com isso o bebê vai deixar de acordar de madrugada para mamar;
O ideal e a melhor forma para se consumir a erva doce é a forma de chá. Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente
Partes usadas: Sementes, folhas e bulbos.
Referencia
DIAADIAEDUCACAO. O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PUBLICA PARANAENSE Produção Didática - Pedagógicas Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_ufpr_bio_pdp_leonir_daniel.pdf> Acessado em: 8 de julho 2020
#dietas_diaria_ #dietas #evardoce