Buscar
  • Dietas Diaria

Grão-de-bico para a dieta

O grão-de-bico é fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. Diferencia-se das outras leguminosas por sua digestibilidade, baixo teor de substâncias antinutricionais, além de apresentar a melhor disponibilidade de ferro.


O consumo do grão-de-bico ainda é muito limitado no Brasil, quando comparado a outras leguminosas como o feijão. O grão-de-bico é uma leguminosa que tem, nutricionalmente, grande potencial a ser explorado, a fim de minimizar as deficiências protéicas e minerais da população. A proteína do grão-de-bico tem sido considerada de melhor valor nutricional entre as leguminosas.


É um alimento bastante nutritivo. Cerca de 100 g do alimento cozido possuem 116 calorias, proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo, além de gorduras saudáveis. A leguminosa também tem boas quantidades de proteína e ferro e pode substituir o feijão.

Benefícios


1. Diminui o apetite

Quem consome grão-de-bico sente menos fome e fica saciado por mais tempo. Isso ocorre devido às proteínas e fibras presentes no alimento. Juntos, esses nutrientes retardam a digestão e reduzem o consumo de calorias ao longo do dia. Um estudo publicado na revista Appetite e feito pela Universidade da Tasmânia (Austrália) comprovou que quem consumiu cerca de 100 gramas de grão-de-bico diariamente por três meses relatou se sentir mais saciado e com menos vontade de comer alimentos hipercalóricos e com poucas propriedades nutricionais como as junk food.


2. Controla o diabetes

O grão-de-bico ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue por ser um alimento com índice glicêmico baixo (IG) e fonte de fibras e proteínas. Seu consumo retarda a absorção de carboidratos, o que impede os picos de açúcar no sangue, mantendo o nível saudável em pessoas com diabetes tipo 2. Uma pesquisa divulgada pela The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que as pessoas que consumiam cerca de 200 gramas de grão-de-bico em uma refeição reduziram em 21% os níveis de açúcar no sangue em comparação aos que comeram uma refeição que continha cereais integrais ou pão branco. Outra pesquisa mostrou que aqueles que ingeriram 728 gramas de grão-de-bico .


3. Previne doenças cardíacas

Por ter magnésio e potássio, o grão-de-bico também contribui na prevenção de doenças cardíacas. Esses nutrientes ajudam a controlar a pressão arterial, que quando está alta é um fator de risco para os problemas no coração. Além disso, as fibras presentes no alimento reduzem os triglicérides e o colesterol ruim do organismo, que aumentam

s chances das doenças, de acordo com uma pesquisa publicada no CMAJ. Os estudiosos acreditam que esse benefício ocorra devido à presença dos ômegas-3 e 6 e também das fibras, que diminuem a absorção de gordura e colesterol ruim.


4. Auxilia no ganho de massa muscular

Segundo Thayana, o grão pode ser um bom auxiliar para o ganho de massa, por conter uma excelente quantidade de proteína, além de ferro e amido. "A proteína será o principal nutriente para o músculo, o ferro vai contribuir no fornecimento de oxigênio para as células e o amido irá contribui na disponibilidade de energia ao organismo de forma lenta por ser tratar de um carboidrato complexo em união com as fibras", afirma a nutricionista.


Contraindicações


De acordo com José Marcelo, a única contraindicação do uso de grão de bico estaria naqueles pacientes que são intolerantes ao consumo de fibras, podendo gerar desconforto abdominal e acúmulo de gases. Contudo, para evitar esse desconforto, basta retirar a casca durante seu preparo.


Referencia


SCIELO. ALTERAÇÕES QUÍMICAS E NUTRICIONAIS DO GRÃO-DE-BICO (Cicer arietinum L.) CRU IRRADIADO E SUBMETIDO À COCÇÃO. Disponível em:

<https://www.scielo.br/pdf/cta/v26n1/28853.pdf> Acessado: 01de junho 2020


UOL. Grão-de-bico ajuda a melhorar o humor: conheça os benefícios da leguminosa Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/02/20/grao-de-bico-ajuda-a-melhorar-o-humor-conheca-os-beneficios-da-leguminosa.htm> Acessado: 01 junho 2020


MINHAVIDA. Grão-de-bico emagrece? Conheça 14 benefícios e saiba como prepará-lo Disponível em:<https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/34914-grao-de-bico> Acessado: 01 junho 2020



@dietas_diaria_


#dietas_diaria_ #dietas #boavidacomsaude #jejumintermitente

0 visualização

Siga-me

  • Instagram - Black Circle

Ligue

Tel: (71) 99229-5145 

  • sattaet