Buscar
  • Dietas Diaria

Jejum Intermitente

Atualizado: Jun 1

O jejum intermitente (JI) compreende um padrão alimentar no qual o indivíduo se submete de forma voluntária a períodos de privação de alimentos, com reduzida ou nenhuma ingestão energética, intercalados por períodos de ingestão normal de alimentos e bebidas, a depender do protocolo, podendo ocorrer restrição em dias alternados, jejum de dia inteiro e jejum de tempo limitado.

Os efeitos benéficos comumente atribuídos ao JI envolvem a perda de peso, alterações no metabolismo energético, na composição corporal, melhora na microbiota intestinal, glicemia e marcadores de risco cardiometabólico e efeitos relacionados ao retardo no envelhecimento.


É um tipo de jejum ajustado, realizado por períodos com alimentação, restrição calórica e períodos de jejum intercalados. Várias são as formas de planejar um jejum intermitente, podendo ser: a cada 3 dias, em dias alternados, uma vez por semana, com duração de 12 horas, 16 horas e 24 horas. Nos estudos que avaliam jejum intermitente, os protocolos são variáveis, e o mais comum é o jejum em dias alternados. No dia de jejum, ocorre restrição calórica de até 25% das necessidades energéticas diárias, e, no outro dia, consumo alimentar atingindo a necessidade energética diária.


O jejum intermitente pode ser uma dieta eficaz para promover a perda de peso em adultos com sobrepeso e obesidade, principalmente pelas adaptações moleculares que a restrição calórica gera. Assim, é importante adequar as necessidades de micronutrientes via suplementação oral para evitar desequilíbrios nutricionais em longo prazo. Devido ao pequeno número de estudos randomizados e heterogênicos faz-se necessária a realização de novos ensaios clínicos.


Contra indicações


O jejum intermitente não é adequado para pessoas com doenças ou outras debilitações de saúde.

Pessoas com casos severos de diabetes, histórico de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia; pessoas com doenças crônicas; mulheres grávidas ou que estão amamentando não deveriam tentar o jejum intermitente.

Pessoas com úlcera no estômago também deveriam evitar esses jejuns.

Essa dieta se tornou mais popular nos últimos dez anos, e portanto não há informações suficientes ainda para saber se é melhor ou pior que outros tipos de dietas, diz Patel.

"Não existem ainda estudos massivos, mas as evidências a respeito estão se acumulando. Não é algo preto no branco ainda, mas o que temos visto nos estudos com humanos já existentes é que pode ser algo positivo se for feito da maneira correta", diz.


Referencia


Associação Brasileira de Nutrição. JEJUM INTERMITENTE. Disponivel em:

<https://www.asbran.org.br/storage/downloads/files/2019/08/parecer-jejum-intermitente-1567189454.pdf> Acessado: 30 de maio 2020


VPONLINE. Jejum intermitente e emagrecimento Disponivel em:

<https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/72eb2bb6a604d60f27f582a6f57a5753.pdf> Acessado: 30 de maio 2020


TERRA. Por que o jejum intermitente é tão popular para perder peso? Disponivel em: <https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/por-que-o-jejum-intermitente-e-tao-popular-para-perder-peso,e22f7d02ca9d4ce8c307242a40551bb2s19brsyr.html> Acessado: 30 de maio 2020



@dietas_diaria_


#dietas_diaria_ #dietas #boavidacomsaude #jejumintermitente

0 visualização

Siga-me

  • Instagram - Black Circle

Ligue

Tel: (71) 99229-5145 

  • sattaet