Buscar
  • Dietas Diaria

OBESIDADE ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL

A obesidade é atualmente considerada um dos maiores desafios para a saúde pública do século XXI. A crescente prevalência da obesidade em crianças e adolescentes torna urgente o desenvolvimento de medidas preventivas e interventivas. Apesar dos programas de intervenção actuais resultarem em perdas de peso, a manutenção sustentada a longo prazo das perdas de peso mantém-se ainda hoje um dos maiores desafios para clínicos e investigadores.



ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL


PREFIRA


Realizar de 5 a 6 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite). Mastigue bem os alimentos.


Refeições compostas por alimentos variados (legumes, verduras, carnes, cereais, leguminosas) e coloridos.


Alimentos crus, cozidos, a vapor, assados ou grelhados.


Carnes magras: brancas (filé de peixe ou frango sem pele) ou vermelhas (patinho, coxão mole, lombo de porco sem gorduras) e clara de ovo.


Leite e iogurte desnatado, queijos brancos (frescal, ricota), requeijão light.


Frutas em geral, com casca e bagaço sempre que possível.


Cereais e alimentos integrais (aveia, farelo de trigo, pães, arroz e massas integrais).


Óleos e gorduras de origem vegetal com moderação: azeite de oliva na salada, óleos vegetais (soja/canola), creme vegetal, margarina, castanhas, nozes e amêndoas.


Legumes e verduras em geral (crus, cozidos, a vapor, assados ou grelhados)


Sucos naturais com apenas uma porção de fruta.


EVITE


Ficar sem se alimentar por longos períodos, pular refeições, beliscar entre as refeições.


Trocar as refeições por lanches rápidos, cardápio monótono (sem cores e variedade de alimentos).


Alimentos à milanesa, fritos, empanados e folhados. Preparações calóricas como feijoada, mocotó e dobradinha


Carnes gordurosas (cupim, costelas, picanha, leitoa, pernil, torresmo, bacon), embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, salame, apresuntado, hambúrguer, nuggets) e gema de ovo em excesso.


Leite, iogurte e requeijão integral, queijos como mussarela, provolone, prato e parmesão.


Doces (bombons, balas, chocolates, bolos, biscoitos, bolachas, sorvetes cremosos, paçocas, mel, melado, caldo de cana e leite condensado).


Arroz branco, pão e massas feitos com farinha de trigo comum, farinha de mandioca, salgados (coxinha, esfirra) e alimentos industrializados (salgadinhos, batata chips, lasanhas, pizzas).


Óleos e gorduras de origem animal: banha de porco, manteiga e creme de leite.


Legumes fritos ou adicionados de fontes de gordura como bacon e queijo.


Refrigerantes, sucos industrializados (caixinha e em pó) e bebidas alcoólicas.


ATENÇÃO


- Pratique atividade física orientada regularmente, pois auxilia na manutenção do peso adequado, no combate ao estresse e melhora a qualidade de vida.


- Nunca faça compras com fome, isso pode levá-lo a dar preferência para alimentos mais calóricos. Leve uma lista de compras já estabelecida para evitar a adição de mais produtos no carrinho.


- Realize as refeições em ambiente calmo e, se possível, à mesa. Observe cada porção de alimento que está ingerindo.





Referencia


SCIELO. Obesidade e Estilos de Vida Saudáveis: Questões Relevantes para a Intervenção Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862011000200001> Acessado: 16 de junho 2020


SAUDE. ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA OBESIDADE Disponível em: <http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/especialidades/nutricao/Orientacao_nutricional_para_Obesidade_FO1232.pdf> Acessado: 16 de junho 2020








@dietas_diaria_

#dietas_diaria_ #dietas #obesidade #obesidadeorientaçãonutricional


0 visualização

Siga-me

  • Instagram - Black Circle

Ligue

Tel: (71) 99229-5145 

  • sattaet