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Porque o açúcar faz tanto mal à saúde?

O consumo de açúcar, especialmente do açúcar branco, está ligado ao aumento do risco de ter problemas como diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite e prisão de ventre.


Além do açúcar branco, o consumo excessivo de produtos doces ricos em açúcar, como musses e bolos, também é prejudicial à saúde, sendo necessário evitar esses alimentos para manter o corpo saudável e evitar o excesso de peso.



Malefícios do consumo de açúcar


O consumo frequente de açúcar aumenta as chances de ter problemas como:


Cáries nos dentes;

Obesidade;

Diabetes;

Colesterol alto;

Gordura no fígado;

Câncer;

Gastrite;

Pressão alta;

Gota;

Prisão de ventre;

Diminuição da memória;

Miopia;

Trombose;

Acne.

Além disso, o açúcar fornece apenas calorias vazias para o organismo, pois ele não contém vitaminas nem minerais, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.


Por que o açúcar vicia o cérebro


O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação.


Além do vício, o excesso de açúcar também prejudica a memória e dificulta o aprendizado, o que leva a uma diminuição do rendimento nos estudos e no trabalho.


Recomendação de consumo de açúcar


A recomendação de consumo de açúcar por dia é de 25 g, o que equivale a uma colher de sopa cheia, mas o ideal é evitar ao máximo a ingestão desse alimento, pois o corpo não precisa dele para funcionar bem.


Além disso, deve-se preferir o consumo de açúcar mascavo ou de mel, pois contêm mais vitaminas e minerais que o produto refinado, sendo menos prejudiciais à saúde.


Alimentos ricos em açúcar


Além do açúcar branco, muitos alimentos contêm esse ingrediente em sua receita, trazendo também malefícios à saúde. Alguns exemplos são:


Sobremesas: bolos, pudins, docinhos e pães açucarados;

Bebidas: refrigerantes, sucos de caixinha e sucos em pó;

Produtos industrializados: chocolate, gelatina, biscoito recheado, ketchup, leite condensado, Nutella, mel karo.

Assim, é importante evitar o consumo desses alimentos e olhar sempre o rótulo para verificar se o açúcar foi utilizado como ingrediente para fabricar o produto.


Como adoçar sem açúcar


Para adoçar sucos, cafés, iogurtes naturais ou fazer receitas de bolos e doces, deve-se preferir utilizar adoçantes dietéticos ao invés do açúcar. Os melhores adoçantes são os naturais, como stévia, xilitol, eritritol, maltitol e taumatina, e podem ser usados em todo tipo de receitas e preparações.


Já os adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio, sacarina e sucralose, são feitos a partir de substâncias químicas, e não são aconselhados especialmente para crianças e gestantes. Além disso, o ideal é que bebidas como sucos, cafés e chás sejam tomadas sem adição de açúcar nem de adoçantes, e o iogurte natural, por sua vez, pode ser levemente adoçado com um pouco de mel ou com uma fruta.


Como adaptar o paladar para não precisar de açúcar


O paladar demora cerca de 3 semanas para se habituar com o sabor menos doce, pois é o tempo que leva para a renovação das papilas gustativas na língua, que acabam se adaptando aos novos sabores.


Para facilitar a mudança e a aceitação do paladar, pode-se retirar o açúcar aos poucos, reduzindo a quantidade usada nos alimentos até zerar completamente. E o mesmo deve ser feito com os adoçantes, reduzindo a quantidade de gotas utilizadas. Além disso, deve-se aumentar o consumo de alimentos que podem ser amargos ou azedos, como frutas ácidas e verduras cruas.




Referencia


TUASAUDE. Saiba porque o açúcar faz tanto mal à saúde Disponível em <https://www.tuasaude.com/acucar-faz-mal/#:~:text=O%20consumo%20de%20a%C3%A7%C3%BAcar%2C%20especialmente,gastrite%20e%20pris%C3%A3o%20de%20ventre.> Acessado em: 15 de julho de 2020





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