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Whey Protein no Ganho de Massa Muscular

O uso de suplementos proteicos associados a programas de treinamento com pesos, visando aumento de força e massa muscular, tem sido cada vez mais comum. Atualmente, as proteínas do soro do leite ou whey protein são as mais utilizadas, por terem rápida digestão e absorção intestinal, o que proporciona elevação da concentração de aminoácidos no plasma, que, por sua vez, estimula a síntese proteica nos tecidos. No entanto, ressalta-se a existência de três tipos principais de whey protein: o concentrado, o isolado e o hidrolisado, e tem sido questionado se ambos apresentam a mesma eficácia no ganho de massa muscular.



O whey protein concentrado possui entre 29% e 89% de proteínas, e o restante é composto por carboidratos e gorduras. O whey protein Isolado passa por um processo de extração por troca iônica, onde irá apresentar cerca de 90% ou mais de proteínas e pouquíssima ou nenhuma gordura ou carboidratos. O whey protein hidrolisado, que apresenta cerca de 90% de proteína, e é bem parecida com a isolada, porém sofre hidrólise enzimática sendo praticamente pré-digerido. Todas as proteínas do soro do leite consumidas aumentam a concentração plasmática e ativam a síntese proteica, favorecendo o anabolismo muscular. Os ganhos de massa muscular relacionam-se com a absorção dos aminoácidos pelo intestino de forma rápida e da liberação dos hormônios anabólicos. Com isso, tem sido relatado que a concentração de aminoácidos no plasma é superior e aumenta mais rapidamente após a ingestão de peptídeos hidrolisados quando comparado a ingestão das proteínas intactas, visto que soluções hidrolisadas apresentam maior esvaziamento gástrico e absorção intestinal em relação as proteínas intactas, e com isso contribuiria de forma mais importante para o ganho de massa muscular.

Para um ganho de massa muscular satisfatório o importante é ingerir proteínas de alto valor biológico, fornecendo todos os aminoácidos essenciais na quantidade adequada, não sendo dependente de um tipo específico de proteína


Referencia


EVEN3. EFEITOS DOS DIFERENTES TIPOS DE WHEY PROTEIN NO GANHO DE MASSA MUSCULAR. Disponível em: <https://even3.azureedge.net/anais/40959.pdf> Acessado: 21 maio 2020



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